25 de julho de 2012

INSTALAR WINDOWS 7 no NETBOOK ASUS EEPC 1005HAB



Em um dos episódios mais frustrantes da minha curta carreira de Técnico em Informática, tentei de todas as formas trocar o sistema operacional Windows XP que veio originalmente com o computador, pelo sistema Windows 7 .


Como tenho uma unidade de CD-DVD externa, achei que seria o de sempre, colocar o CD do Windows na Unidade, entrar na BIOS (F2) configurar a prioridade do boot para a unidade, reiniciar e proceder tudo como sempre faço, nas mais de 8 vezes ao dia que repito esse procedimento  nos mais diversos tipos de computadores das mais diversas marcas.
O que normalmente é um serviço demorado, mas,  por conta das atualizações do Sistema operacional, transformou-se em uma odisseia de teste de conhecimento de centenas de formas diferentes de tentar colocar um sistema operacional funcionando em um PC, pois  sempre que eu chegava em um determinado ponto da instalação o S,  apresentava um erro (erro 0x80070017) de leitura no CD, original e livre de aranhões.

Aí começou meu desespero, certo de que não poderia ser o CD, mas desconfiado como São Tomé, resolvi pegar uma ISO de backup que tenho e gravar um DVD novinho, mas não deu certo.
Peguei uma outra unidade de DVD, o que também não deu certo. O erro insistia em aparecer no mesmo momento da instalação.

Criei vários Pen Drives por meio de vários métodos para tentar instalar e todos paravam no mesmo ponto, até que me lembrei, de que alguns computadores tem algumas configurações no SETUP que servem como, proteção da partição de restauração do Sistema Original e fui verificar.

Não satisfeito coloquei a unidade de CD inicial, e coloquei um cabo USB mais curto, peguei então o CD original (o primeiro CD que tentei fazer a instalação) e comecei novamente a instalação, apreensivo, pois já havia perdido muitas horas de serviço sobre essa maquina acompanhei de perto todo o processo, pois como acabara de fazer o upgrade de 1 para 2 GB de memoria RAM e trocado a bateria da placa mãe do mesmo ( que diga-se de passagem é um serviço muito chato de se fazer), já pensava cá, com meus botões sobre a possibilidade de algum problema na bateria ou no próprio pente de memoria.

Mas para NOOOOOOOOSSSSAAAA alegria, principalmente a minha a instalação rodou normalmente dessa vez, e foi até o fim, sem apresentar qualquer problema, lembrando sempre que esse modelo que citei não aceita instalações de 64Bits.

Fazendo uma avaliação dos meus erros durante o trabalho acredito que foram de fato dois fatores que me levaram a perder tanto tempo tentando instalar o Windows 7 no Netbook Asus Eee Pc 1005ha, o primeiro foi uma configuração no setup do micro que refere-se a configuração do barramento do HD  (IDE CONFIGURATION -> Configure SATA as { trocar de AHCI para IDE}, que originalmente vem como padrão a opção ( AHCI) e deve ser modificada para a posição (IDE) cuide para que ninguém altere essa opção, ou faça uma restauração da BIOS, pois quando restaurada e a variável voltar a seu valor de fábrica o Windows dará erro de leitura durante a inicialização.

Creio que  o pior de todos os meus erros foi utilizar um cabo USB para ligar minha unidade externa, cabo esse que não era o original da unidade, utilizei um cabo de uma unidade mais antiga, apenas por ser mais longo e me dar mais conforto, reparei depois que o mesmo é bem mais fino do que o original da minha unidade atual, e que isso poderia estar ajudando a dar o erro.

Então fica a dica, para quando forem instalar sistemas que não os de fábrica em um micro, é bom atentar-se primeiro para as ferramentas usuais e saber se o modelo não tem uma configuração ou de vídeo,  de HD, ou de algum barramento na BIOS especifico,  para não perder tempo com “bobeiras”.

Espero com isso poder ajudar algum colega que possa estar passando pelo mesmo problema.

Após isso a maquina foi devidamente instalada, configurada e está funcionando muito bem, com um sistema operacional bem mais moderno do que a arquitetura dela foi concebida para funcionar.

Abraço.

Edson Carvalho Miranda
Técnico em TI  
MicroFix Informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário