4 de maio de 2011

Como transformar um disco rígido de FAT32 para NTFS

Por Ana Paula Pereira

Aprenda a modificar o sistema de arquivos de seu disco rígido.



Diversos dispositivos como discos rígidos, pendrives e HDs externos vêm de fábrica com o formato FAT32. Entretanto, por vezes, o usuário precisa de uma unidade em NTFS. Se você está nessa situação, não entre em pânico: há duas formas de alterar o sistema de arquivos de uma unidade de armazenamento.
Abaixo, apresentamos um pequeno tutorial de como fazê-lo, dividido em um modo que envolve a formatação do disco e outro que dispensa formatá-lo.


Por meio da formatação

Se você não tem dados no disco ou pode fazer um backup completo, a solução mais simples para o problema é efetuar uma formatação. Para isso, entre em “Computador” e localize a unidade a ser formatada. Clique nela com o botão direito do mouse e selecione a alternativa “Formatar”.

Feito isso, uma nova janela é aberta. Na parte de em que está escrito “Sistema de arquivos”, mude a opção para NTFS. Confirme a operação.


Em seguida, é iniciado o processo de formatação. O tempo envolvido para a conclusão pode variar conforme o tamanho do disco.

Sem precisar formatar o disco

Como nem todos têm a possibilidade de formatar o disco rígido, agora veremos outra forma de modificar o sistema de arquivos. Comece acessando o Menu Iniciar e digitando “cmd” (sem as aspas) na Barra de execução.
Abrindo o prompt de comando

Uma vez com o terminal aberto, digite “convert X: /fs:ntfs” (sem as aspas e troque o “X” pela letra da unidade que você quer converter). Pressione o “Enter” para confirmar a operação.



 Feito isso, a unidade é avaliada e o processo de conversão é inicializado. O tempo necessário varia conforme o tamanho da unidade. Esse método permite a mudança no sistema de arquivos sem perda de dados, entretanto, isso não ocorre caso o disco rígido em questão tenha arquivos com mais de 4GB (limitação do FAT32).


 Ao final, abrindo as propriedades do disco no qual você fez esta operação, é possível verificar que a unidade já tem como seu sistema de arquivos o NTFS.


Esta dica vale para discos rígidos, HDs externos, pendrives e outras unidades de armazenamento removíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário