15 de maio de 2010

Mensagem de erro "Acesso negado" ao tentar abrir uma pasta


Sintomas
Ao tentar abrir uma pasta no Microsoft Windows XP, você pode receber a seguinte mensagem de erro, em que Pasta é o nome da pasta que pode ser aberta:
Pasta não está acessível. Acesso negado.

Causa
O problema pode ocorrer se a pasta que você não consegue abrir tiver sido criada em um volume do sistema de arquivos NTFS usando uma instalação anterior do Windows e depois instalando o Windows XP. Esse problema pode ocorrer mesmo que você digite o nome de usuário e senha corretos. Esse problema ocorre porque a identificação de segurança para o usuário foi alterada. Mesmo que você use o mesmo nome de usuário e senha, sua identificação de segurança não equivale mais à identificação de segurança do proprietário da pasta que você não consegue abrir.

Por exemplo, mesmo que você use o mesmo nome e senha, você pode não ter mais permissão para abrir a pasta após concluir as seguintes etapas:
1.
Antes de instalar o Windows XP Professional, você altera o local atual ou local de destino da pasta Meus documentos para outro volume.
2.
Você formata a partição principal.
3.
Você instala o Windows XP Professional.
Resolução
Para resolver esse problema, é necessário desativar o compartilhamento simples de arquivo e tornar-se proprietário da pasta:
1.
Desativar o compartilhamento simples de arquivo:
a.
Clique em Iniciar e em Meu computador.
b.
No menu Ferramentas, clique em Opções de pasta e clique na guia Modo de exibição.
c.
Em Configurações avançadas, clique para limpar a caixa de seleção Usar compartilhamento simples de arquivo (recomendável) e clique em OK.
2.
Clique com o botão direito na pasta sobre a qual quiser ter propriedade e clique em Propriedades.
3.
Clique na guia Segurança e em OK na mensagem de Segurança, se aparecer.
4.
Clique em Avançado e na guia Proprietário.
5.
Na lista Nome, clique no seu nome de usuário, em Administrador se tiver feito logon como um administrador, ou clique no grupo de Administrators.

Se quiser se tornar proprietário do conteúdo dessa pasta, clique para marcar a caixa de seleção Substituir o proprietário em sub-recipientes e objetos.
6.
Clique em OK.

A
seguinte mensagem de erro também pode ser exibida, em quePasta é o nome da pasta sobre a qual você quer ter propriedade:
Você não tem permissão para ler o conteúdo do diretório Pasta. Você quer substituir as permissões do diretório por permissões que lhe concedam controle total? Todas as permissões serão substituídas se você pressionar Sim.
7.
Clique em Sim.
8.
Clique em OK e aplique novamente as permissões e configurações de segurança que quiser para a pasta e seu conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário