24 de julho de 2009

Está difícil ler? Aumente a fonte



Por Maria Isabel Moreira

Recurso do Windows Vista permite aumentar a fonte dos textos e os ícones do sistema e dos programas

Por padrão, os textos e os ícones do Windows têm 96 pontos por polegada. Isso garante que mais informações fiquem disponíveis na tela, mas o tamanho reduzido dos elementos pode dificultar a leitura para muita gente. Felizmente, é possível mudar essa configuração no Windows Vista. E de forma bem fácil.

1 – Fonte maior


Clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio da Área de Trabalho e escolha Personalizar. Na janela seguinte, clique em Ajustar Tamanho da fonte (DPI) na barra lateral. Clique em Continuar se o Windows pedir sua permissão e, na caixa de diálogo Escala de DPI, escolha a opção Escala Ampliada (120 DPI) – Torna o Texto Mais Legível. Para facilitar, o texto dessa opção têm o tamanho que será exibido. Clique em Aplicar. A alteração terá efeito somente se o sistema for reiniciado.

2 – Opções personalizadas


Para um ajuste diferenciado, clique no botão Personalizar DPI. Na lista Dimensione Para Esta Porcentagem do Tamanho Normal, escolha uma opção (100%, 125%, 150% e 200%), conferindo o preview de cada uma logo abaixo da régua. Nessa caixa de diálogo há ainda outro item. É a opção Usar Escala de DPI do Estilo do Windows XP. Ela deve ser marcada quando o recurso Windows Aero está ativado e o uso de uma fonte maior que 96 dpi não é suportado por algum programa, gerando textos e ícones com aparência manchada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário