28 de novembro de 2008

Conheça as principais componentes do seu computador

Quando você vai comprar um computador e vai numa loja de eletrônicos ou lojas especializadas e vai perguntar para o vendedor sobre o preço e quais especificações ele começa falar tem disco rígido tantos gigas, memória de tantos gigas, placa de vídeo etc...
Daí ficamos naquela dúvida mas pra que serve tudo isso e quais os significados deles?
Então para sanar as dúvidas dos nossos leitores estarei passando um resumo dos signicados e pra que eles servem daí nas futuras compras saber pelo menos a noção que os vendedores estão falando e principalmente não comprar gato por lebre.

Disco Rígido:

Disco rígido, disco duro, no Brasil popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) ou winchester (em desuso), é a parte do computador onde são armazenadas as informações, ou seja, é a "memória permanente" propriamente dita (não confundir com "memória RAM"). É caracterizado como memória física, não-volátil, que é aquela na qual as informações não são perdidas quando o computador é desligado.

Memória Ram:

Memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.

O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição em qualquer momento, por oposição ao acesso sequencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnéticas.

O nome não é verdadeiramente apropriado, já que outros tipos de memória (como a ROM) também permitem o acesso aleatório a seu conteúdo. O nome mais apropriado seria Memória de Leitura e Escrita.

A memória principal de um computador baseado na Arquitetura de Von-Neumann é constituída por RAM. É nesta memória que são carregados os programas em execução e os respectivos dados do utilizador. Uma vez que se trata de memória volátil, os seus dados são perdidos quando o computador é desligado. Para evitar perdas de dados, é necessário salvar a informação para suporte não volátil (por ex. disco rígido), ou memória secundária.

Para acelerar os acessos a memória de trabalho, utiliza-se normalmente uma memória cache.

Placa-Mãe:

Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalação dos demais componentes de um computador, como o processador, memória RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os slots do barramento e o chipset.

Processador:

O processador é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo. Ele também pode ser chamado de Unidade Central de Processamento (em inglês CPU: Central Processing Unit).

Nos computadores de mesa (desktop) encontra-se alocado dentro do gabinete juntamente com a placa-mãe e outros elementos de hardware. No passado, os processadores eram constituídos de elementos discretos e ocupavam grandes espaços físicos. Com o advento da microeletrônica, a válvula foi substituída pelo transistor, e este por sua vez, permitiu integração em alta escala, originando os microprocessadores.

Placa de video:

Placa de vídeo ou placa gráfica é um componente de um computador que envia sinais deste para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em bytes.

Nos computadores de baixo custo, as placas de vídeo estão incorporadas na placa-mãe, não possuem memória dedicada, e por isso utilizam a memória RAM do sistema, normalmente denomina-se memória (com)partilhada. Como a memória RAM de sistema é geralmente mais lenta do que as utilizadas pelos fabricantes de placas de vídeo, e ainda dividem o barramento com o processador e outros periféricos para acessá-la, este método torna o sistema mais lento. Isso é notado especialmente quando se usa recursos tridimensionais.

Fonte de Alimentação:

Uma fonte de alimentação é um aparelho ou dispositivo eletrônico constituído por 4 blocos de componentes elétricos: um transformador de força (que aumenta ou reduz a tensão), um circuito retificador, um filtro capacitivo e/ou indutivo e um regulador de tensão.

Uma fonte ATX e AT fornece tensões de 12V(cabo amarelo) e 4,5V(cabo vermelho) (utilizados pelo HD e CD-ROM), 5V (utilizados pela maioria das placas de expansão) e 3.3V (utilizados pelo processador, memória RAM e placa de vídeo AGP).

É pessoal é isso que podemos entender sobre as peças que compõe o nosso computador, eu não mencionei o gravador de dvd porque todo mundo sabe o que pra que ele serve(na minha opinião).

Se alguém quiser saber mais detalhadamente sobre o componentes visite o site da wikipédia

Abraço a todos.




diHITT - Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário